sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

Ordenação de mulheres

Essa obra foi publicada em 1997, simultaneamente como livrinho e como artigo na revista Fides Reformata. Lembro-me de que cheguei a dar início à leitura do artigo, mas por alguma razão acabei não a concluindo. Talvez tenha sido porque jamais tive dúvidas reais e pungentes quanto ao assunto tratado, que é o da legitimidade da ordenação de mulheres como pastoras e presbíteras.

O pastor Augustus se posiciona com firmeza contra essa prática, argumentando que o ensino do Novo Testamento é claramente contrário a ela. Não se trata de uma análise exaustiva, mas ela encara sem rodeios as principais questões textuais e hermenêuticas envolvidas na correta interpretação das passagens neotestamentárias mais importantes. São elas: 1. Romanos 16.7, que, segundo os defensores da ordenação feminina, menciona uma apóstola; 2. Gálatas 3.28, que afirma que "não pode haver [...] homem nem mulher, porque todos vós sois um em Cristo"; 3. Atos 2.1-4, em que Pedro recorda o texto de Joel quanto ao ofício profético exercido por mulheres que receberam o Espírito no Pentecoste; 4. 1 Coríntios 11.3-16, a polêmica passagem sobre o uso do véu no culto e a questão da autoridade; 5. 1 Coríntios 14.33-38, em que Paulo proíbe que as mulheres falem nos cultos; 6. 1 Timóteio 2.11-15, em que Paulo argumenta, com base no relato bíblico da criação, que as mulheres não devem exercer autoridade sobre os homens na igreja. O texto traz ainda uma defesa da autoridade universal do ensino de Paulo e sua consequente relevância para a igreja de hoje.

O opúsculo tem ainda maior valor por trazer interessantes indicações bibliográficas, por meio da quais o assunto pode ser consideravelmente aprofundado. A mais importante delas parece ser a coletânea Recovering biblical manhood and womanhood: a response to evangelical feminism, organizada por John Piper e Wayne Grudem, com contribuições de Paige Patterson, Thomas Schreiner, D. A. Carson e Douglas Moo, entre outros.

6 comentários:

  1. Bom livrinho, mas peca na exegese de 1Tm. 2 e 1Co. 11. Não é aquilo o que os textos querem dizer.Parabens pelo seu espaço e convido-o a conhecer meu blog tb. Lá vc terá: MÚSICA, TEOLOGIA, NOTICIAS, POESIA, HUMOR, ETC. Deus te abençoe.


    Joelson Gomes
    http://gracaplena.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Olá, Joelson!

    Dei uma olhada no seu blog, e vi que contém coisas interessantes.

    Quanto ao assunto do post, obrigado por dar seu posicionamento.

    Abraços!

    ResponderExcluir
  3. Que ensaio, Edson? Do que você está falando, rapaz?

    Abraços!

    ResponderExcluir
  4. Bem, se o que você quer é comprar o livreto, pode encomendá-lo por um ótimo preço aqui: www.erdos.com.br/detalhe_pro2.php?id=7002 .

    Abraços!

    ResponderExcluir
  5. Ah, legal, vou dar uma olhada.
    Obrigado!
    Abração!

    ResponderExcluir