domingo, 21 de fevereiro de 2010

Teologia relacional III

Concluída a leitura do opúsculo Teologia relacional, acabaram-se os livretos do pastor Augustus Nicodemus que ganhei de presente. Gostei muito desse texto. Com sua clareza característica, o autor resume bem os principais aspectos envolvidos nessa "nova" "teologia" "nacional". Todas essas aspas são merecidíssimas, e captam bem a essência da argumentação do pastor Augustus: a teologia relacional prega um deus demonstravelmente diferente do Deus da Bíblia e não é a novidade deveras original que afirma ser, e sim mera reciclagem de heresias antigas reunidas numa formulação essencialmente idêntica à que também já foi apresentada em outras partes do mundo.

O livro foi lançado há menos de dois anos, em janeiro de 2008. Sua conclusão, ao que parece, segue com poucas adaptações o esboço delineado numa postagem publicada pelo pastor Augustus em fevereiro de 2006, intitulada [Mais de] cinco pontos do [meu] calvinismo. Recomendo essa leitura. Vale como uma amostra do livro, que contém, entretanto, uma abordagem mais abrangente.

3 comentários:

  1. Não sei se sabem, mas o livro Teísmo Aberto de Piper e outros, está disponível online for free em inglês no site DesiringGod. Falei sobre isso aqui.

    God bless.

    ResponderExcluir
  2. Olá, Cristiano!

    Muito obrigado pela ótima notícia. Já baixei o livro. Futuramente, se Deus permitir, aparecerão comentários sobre ele por aqui.

    Abraços!

    ResponderExcluir
  3. O mais engraçado é que para refutar essas idéias toscas sobre Deus do tal teísmo aberto sequer é necessária a Bíblia. Basta um pouco de metafísica clássica, e você já liquida a fatura.

    Como eu disse tempos atrás no meu blog, "em teísmo fechado não entra mosca".

    Abs!

    ResponderExcluir