sexta-feira, 30 de outubro de 2009

Exposição de Hebreus

"E Moisés, deveras, era fiel em toda a sua casa como servo, para testemunho daquelas coisas que haviam de ser anunciadas; Cristo, porém, como Filho, sobre sua casa; casa esta que somos nós, se guardarmos firme até o fim a ousadia e a glória de nossa esperança." (Hebreus 3.5-6)

Comentário de Calvino sobre o trecho destacado. Transcrevo mais pela primeira que pela segunda parte, mas ambas são interessantes e úteis:

"Tomo o termo 'esperança' no sentido de 'fé'. Aliás, esperança não é outra coisa senão a constância na fé. Ele menciona a ousadia e a glória da esperança com o fim de expressar com mais clareza o poder da fé. Daqui concluímos que os que recebem o evangelho de forma vacilante ou com dúvida possuem pouca ou nenhuma fé. Não pode haver fé sem aquela inabalável paz mental da qual flui a exultante confiança em gloriar-se. Eis aqui os dois efeitos da fé que estão sempre presentes, a saber, ousadia e exultação. Já enfatizamos esses elementos em nosso comentário de Romanos 5 e de Efésios 3.

Toda a doutrina dos papistas é contra esse mesmo fato. Mesmo quando não houvesse nenhum outro conteúdo nocivo, ainda assim destrói a Igreja de Deus em vez de edificá-la. A certeza, segundo a doutrina apostólica, tão-somente pela qual somos consagrados templos de Deus, não só é obscurecida por suas fantasias, mas é também claramente destruída por sua pretensão. Que estabilidade de confiança pode haver quando os homens não sabem em que estão crendo? Aquela monstruosidade de fé implícita que inventaram outra coisa não é senão libertinagem que tenta justificar o erro. Esta passagem nos lembra que temos de progredir sempre até ao dia da morte, porquanto toda a nossa vida se assemelha a uma pista de corrida."

2 comentários:

  1. Quando eu era mais nova, tinha a mesma dúvida que C.S. Lewis expressou em algum de seus livros, não lembro qual, sobre a existência da fé implícita. Hoje, calvinista, acho mesmo que a fé implícita é desculpa de quem não sabe o conteúdo da fé e nem acha que é preciso haver algum conteúdo...

    Agora, a ousadia e a exultação (maravilhoso isso!) merecem outro post! ;-)

    ResponderExcluir
  2. Acho que não li esse livro do Lewis. Mas ele tinha mesmo uma quedinha por certos elementos da teologia católica.

    Talvez outro post sobre isso venha quando eu ler os comentários de Calvino a Romanos 5 ou Efésios 3. :-)

    ResponderExcluir