segunda-feira, 2 de novembro de 2009

Calvino, o teólogo do Espírito Santo

Este outro livreto do pastor Augustus trata da importância do Espírito Santo na teologia de Calvino, especialmente no contexto dos debates que fervilhavam no século XVI sobre a relação entre o Espírito e a Palavra. O reformador precisou bater-se simultaneamente com os católicos, por um lado, e os anabatistas e outros radicais de sua época, por outro. A despeito de todas as suas diferenças, todos esses grupos tinham em comum o fato de subordinar a Palavra, a espada do Espírito, a outras formas de revelação. O opúsculo contesta ainda a noção equivocada de que a teologia de Calvino atribui importância reduzida à terceira Pessoa da Trindade, além de trazer informações valiosas sobre desenvolvimentos posteriores da pneumatologia na tradição calvinista, especialmente por parte dos puritanos do século XVII e de Abraham Kuyper. Transcrevo abaixo uma bela citação feita no livreto, escrita pelo célebre teólogo presbiteriano B. B. Warfield na introdução a The work of the Holy Spirit, de Kuyper:

"A doutrina sobre a obra do Espírito Santo é uma dádiva de João Calvino à Igreja de Cristo. [...] Nos amplos departamentos doutrinários sobre 'A graça comum', 'Regeneração' e 'O testemunho do Espírito', do livro terceiro das Institutas, Calvino foi o primeiro a desenvolver a doutrina da obra do Espírito Santo, e a dar a toda a doutrina do Espírito Santo uma formulação sistemática, fazendo dela uma possessão inalienável da Igreja de Deus."

Adendo: A leitura dos livretos está indo mais rápido que minha capacidade de comentá-los. Ontem terminei o Cinco pecados que ameaçam os calvinistas, do presbítero Solano, e retornei ao pastor Augustus, agora com o Ordenação de mulheres: que diz o Novo Testamento?.

Um comentário:

  1. Tenho de concordar com o André, acrescentando que esses livretos são mesmo viciantes, hehehe! Pequenos em tamanho e grandes em conteúdo, e ainda recheados de referências. Muito bons e recomendadíssimos!!!

    ResponderExcluir