quarta-feira, 25 de novembro de 2009

Deus ama os indianos

Estou traduzindo a Encyclopédie du protestantisme para a editora Hagnos, um trabalho que tem me dado muito prazer. (Fiquem de olho: na época da publicação, avisarei!) De vez em quando, como tradutora-leitora, eu me deparo com passagens tão interessantes que não poderia deixar de partilhá-las com os leitores do Tamos Lendo! Esta é do verbete Ásia, subverbete Índia:

"A partir de 1870, os dalit (sociedades oprimidas, consideradas indignas de fazer parte das 'castas' reconhecidas pelas autoridades bramânicas) se converteram em massa; hoje, constituem a maioria da população cristã."

Glória a Deus! Negligenciados e maltratados pelo rígido sistema das castas, os "intocáveis" indianos, a quem estenderam a mão missionários estrangeiros de várias denominações (batistas, luteranas, anglicanas, congregacionais...), encontraram filiação espiritual na Casa de Deus. Ele não abandonou os abandonados da sociedade. Que maravilha de testemunho! Que Deus continue abençoando a igreja indiana.

3 comentários:

  1. Glórias a Deus por isso!

    Deus escolhe os pequeninos e loucos para confundir os grandes e sábios e escolhe as coisas que não são para confundir as que são.

    Um abraço!

    A paz e a graça de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo.

    Rouver Júnior

    ResponderExcluir
  2. Faço minhas as palavras do Rouver. Ótimas notícias, para os indianos marginalizados e para nós. :-)

    ResponderExcluir
  3. Este é o tipo de igualdade, em seu conceito correto, que o Evangelho proporciona: ninguém deve ser marginalizado por pertencer à uma "casta social inferior".

    ResponderExcluir