sexta-feira, 16 de julho de 2010

The consolation of philosophy IV

Um benefício colateral da leitura desse belo livro foi o incremento da evidência de que o homem medieval não era ignorante sobre a posição do homem no universo. A opinião contrária é apenas um mito iluminista. E emprego a palavra "mito" no sentido pejorativo.

"Então eu disse: 'Sabes que a vanglória deste mundo teve bem pouca influência sobre mim; contudo, desejei os meios para dispor as coisas de tal forma que a virtude não envelhecesse em silêncio'. 'Sim', disse ela, 'mas há uma coisa que pode atrair as mentes, a qual, embora seja excelente por natureza, não é levada pela perfeição aos limites extremos da virtude; tal coisa é o amor pela fama e pela reputação, por merecer o bem do próprio país. Pensa, então, sobre isso, e vê que não é senão uma coisa fútil e sem peso. Conforme aprendeste das exposições dos astrônomos, a circunferência da terra inteira não é senão um ponto, se comparada ao tamanho dos céus. Ou seja, se comparas a terra ao círculo do universo, ela deve ser reconhecida como desprovida de qualquer tamanho. E nessa minúscula porção do universo não há senão uma quarta parte, segundo aprendeste da demonstração de Ptolomeu, que é habitada por seres vivos conhecidos por nós. Se dessa quarta parte subtraíres tudo quanto é coberto por mares e pântanos, e todas as vastas regiões de desertos áridos, descobrirás que foi deixado à habitação humana um espaço muito apertado. E pensas em anunciar tua fama e publicar teu nome nesse espaço, que não é senão um ponto dentro de outro ponto tão rigorosamente circunscrito?'"

11 comentários:

  1. Um bom livro para você lerem é esse "Em Defesa da Santa Inquisição".

    Livro muito bom bom par desmentir várias canalhices criadas conra a Igreja Católica.

    Para saber mais:

    http://www.catolicismo.com.br/materia/materia.cfm/idmat/6113500D-3048-560B-1C9A57FBCEBD780D/mes/Setembro2006

    ResponderExcluir
  2. Estou precisando é de um livro que desminta as canalhices criadas pela Igreja Católica contra o protestantismo - principalmente essa história de que os totalitarismos têm raízes protestantes. :-)

    ResponderExcluir
  3. Não era ignorante? Ou era? A citação pareceu indicar indicar que não era ignorante. Ou eu é que li de maneira equivocada.

    ResponderExcluir
  4. Caro Gustavo, não era mesmo. Já fiz a correção. hehe Obrigado pelo aviso.

    ResponderExcluir
  5. É quando o Olavo menciona Calvino e o totalitarismo de Genebra que eu me certifico de que ele não tem pudor algum de tratar com autoridade até do que não sabe.

    ResponderExcluir
  6. Norma, você deveria criticar o esotérico Olavo de Carvalho por lembrar sobre o totaritarismo criado por Calvino em Genebra.

    Como esse esotérico não tem personalidade nenhuma, acredito que assim que os seus amiguinhos protestantes o criticar ele vai rapidinho tentar se retratar falsamente.

    "Estou precisando é de um livro que desminta as canalhices criadas pela Igreja Católica contra o protestantismo..."

    Bem, quando os protestantes pedirão perdão para os católicos pelas mentiras que inventaram contra a Santa Igreja Católica?

    É interessante Norma que quando eu indiquuei o livro acima, não mencionei os protestantes. Mas estranha mente a sua resposta foi de uma atitude bem mesquinha!

    Qual é o problema Norma, por que esse ataque?

    ResponderExcluir
  7. Gustavo Nagel, o esotérico Olavo de Carvalho acertou ao mostrar o totaritarismo criado por Calvino em Genebra. Acontece que os protestantes acreditaram nessa visão romantica dos reformadores como "Homens abençoados por Deus"; "Homens que lutaram contra a tirania da 'prostituta da Babilônia'" e outras.

    Mas, como eu escrevi no comentário anterior, o esotérico Olavo vai mudar rapidinho de opinião quando os seus amiguinhos protestantes reclamarem com ele. Ai esse senhor vai querer se retratar e mudar o que dissse.

    ResponderExcluir
  8. Oi, Renato,

    Desculpe, foi mais em tom de brincadeira que qualquer outra coisa. Usei as mesmas palavras que você somente para causar um efeito engraçado. Não quis passar a impressão de ataque algum. (Achei que a carinha sorrindo explicava isso, hehe.)

    Na verdade, tenho amigos católicos, e eles adoram dizer que o totalitarismo tem raízes protestantes. Um dia vou enveredar direito por esse assunto. Claro, já sabendo que há bastante injustiça nessa afirmação - primeiro, porque o fenômeno "protestantismo" não é único nem unificado; segundo, porque até um Rousseau pode se dizer "calvinista", e os católicos serão bobos se acreditarem em qualquer um que clame uma filiação ao protestantismo, mas desprovido de fé ou doutrina (e são muitos, creia-me); e terceiro, porque Calvino não mandava e desmandava em Genebra, mas era submetido ao Consistório. Quem conhece direito a história sabe. Além disso, tanto ele quanto Teodoro de Beza escreveram explicitamente sobre os limites do governo.

    Então, Renato, o Olavo está apenas reproduzindo uma opinião católica. Acho que hoje ele prefere alinhar-se publicamente mais com os católicos que com os protestantes. E sim, um dia vou refutar a ideia, já que é de fato muito popular entre os católicos.

    Tem outra coisa. Você reclamou da minha brincadeira, mas cuidado com suas palavras também. Acho "amiguinhos protestantes" um negócio meio agressivo. Enfim...

    Abraços!

    ResponderExcluir
  9. "Então, Renato, o Olavo está apenas reproduzindo uma opinião católica. Acho que hoje ele prefere alinhar-se publicamente mais com os católicos que com os protestantes. E sim, um dia vou refutar a ideia, já que é de fato muito popular entre os católicos."

    Eu acho que não Norma!

    Olavo de Carvalho não é nem um pouquinho "alinhado" com os católicos.

    O próprio Olavo mesmo nem se define católico (já ouvi dizer que a esposa dele é protestante).

    Em relação a João Calvino, eu acredito que se você estudar a história dele só através do protestantismo (historiadores), a tendência é você ver a imagem de Calvino com bons olhos. Se você estudar a vida de Calvino através do catolicismo (historiadores), você o verá com maus olhos. Eu sugiro que você estude a vida de Calvino através das duas denominações católicas e protestantes. Só assim você poderá encontrar a verdade sobre a vida de Calvino e dos demais reformadores.

    ResponderExcluir
  10. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  11. Caro Renato, o Olavo fala como católico sim, embora nem sempre. Mas me diga: quais livros sobre Calvino escritos por historiadores protestantes você leu e recomenda?

    Abraços!

    ResponderExcluir