sexta-feira, 26 de março de 2010

Nem Marx nem Jesus VI

Eis o trecho final do capítulo, que trata do fracasso total da ideologia comunista e seus regimes quanto à tentativa de implantar o paraíso terrestre. As palavras iniciais também dizem algo importante sobre o lento avanço de formas mais moderadas de socialismo nas democracias ocidentais:

"Há cinquenta anos que todos os caminhos vêm levando a doses mais ou menos fortes de socialismo, exceto o caminho socialista. Se a segunda revolução mundial deve consistir em criar igualdade real entre os homens e em inventar instrumentos políticos, de sorte que todos esses homens iguais possam ser responsáveis pelas decisões que envolvem as grandes orientações de seu destino, é claro que a concentração de todos os poderes - político, econômico, militar, tecnológico, judiciário, constitucional, cultural, informativo - nas mãos de uma oligarquia - e em alguns casos (Stálin, Tito, Castro) até de uma monarquia - será o pior dos meios para levar a uma tal revolução. Com efeito, num tal contexto, as qualidades necessárias à conquista, ainda que heróica, e à manutenção, ainda que precária, do poder não têm relação alguma com as qualidades indispensáveis à solução dos problemas levantados por uma sociedade moderna; nasce daí uma situação em que a conservação do poder é cada vez mais garantida, enquanto que as soluções que a sociedade espera desse poder tornam-se cada vez menos frequentes e cada vez mais difíceis de se encontrar. A autoridade sobe e a competência cai. Como crítica alguma pode diminuir o ritmo de ascensão da primeira e de queda da segunda, descamba-se para uma sociedade cada vez mais dominada e cada vez menos governada.

Então, não importa mais que este sistema social seja, no papel, melhor que aquele. Se você pega um homem de quem cortou os braços e as pernas, pode proclamá-lo indiferentemente jogador de futebol ou de rugby. Você poderá até, dissertando sobre ele, proclamar-se cronista esportivo. É preciso confessar que, na hora atual, os estádios políticos do planeta estão cheios de atletas desse tipo, e as tribunas, cheias de cronistas de seus feitos e proezas."

Nenhum comentário:

Postar um comentário