terça-feira, 30 de março de 2010

The Great Conversation

Quem consegue escapar dos sufocantes círculos fechados de leitura na academia e entrar em contato com obras de autores conservadores verifica (no meu caso, com alívio) sua transição à vontade por vários campos do conhecimento. Gente como Roger Scruton e Russell Kirk, por exemplo, escreve sobre política, filosofia, literatura, de modo igualmente magistral e interrelacionado. Quero ser assim!

E por que ninguém mais é assim? Porque não se usa mais, em nossos dias, a educação liberal, que não é cronocêntrica (como manda a "pós-modernidade"), mas se dedica aos grandes temas da humanidade, expostos nos grandes livros da tradição ocidental. Esse trecho de The Great Conversation afronta a educação para avestruzes que é a tendência hoje, mostrando como a educação liberal pode ser, de fato, libertadora:

A substância de uma educação liberal parece consistir no reconhecimento de problemas básicos,  no conhecimento de distinções e interrelações no assunto e na compreensão de ideias. [...] A educação liberal procura esclarecer os problemas básicos e entender o modo pelo qual um problema se relaciona ao outro. [...] O homem liberalmente educado compreende as ideias que são relevantes para os campos básicos do assunto. [...] Ele tem uma mente que pode operar bem em todos os campos. Pode ser um especialista em seu próprio campo, mas é capaz de entender todas as coisas importantes que são ditas em qualquer campo, e é capaz de ver e usar a luz que elas lançam sobre seu próprio campo.

Do original em inglês:


The substance of liberal education appears to consist in the recognition of basic problems, in knowledge of distinctions and interrelations in subject matter, and in the comprehension of ideas. [...] Liberal education seeks to clarify the basic problems and to understand the way in which one problem bears upon another. [...] The liberally educated man comprehends the ideas that are relevant to the basic fields of subject matter. [...] He has a mind that can operate well in all fields. He may be a specialist in his own field. But he can understand anything important that is said in any field and can see and use the light that it sheds upon his own.

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